Quem Somos

CASA CONVÍVIO DOS ANAWIN




 A Casa Convívio dos Anawin é uma instituição filantrópica da Fraternidade Anawin de São Francisco de Assis, criada com a finalidade de oferecer atenção a idosos, como uma opção de convivência saudável e produtiva.


QUEM?
A Fraternidade Anawin de São Francisco de Assis, iluminada pelo ideal franciscano e sustentada pela força de seu carisma, se propõe, através da Casa Convívio, a abraçar idosos necessitados de convivência, aqui chamados de convivas, e a aprender, com esses nossos irmãos menores – os anawin - o jeito de ser dos pequenos, os prediletos do Senhor.



POR QUÊ?
Porque há necessidade de uma resposta concreta para atender ao grupo populacional que mais cresce no Brasil – os idosos. Numa sociedade de consumo como a nossa, onde a valorização do novo, do moderno, do atual é o que mais importa, o idoso acaba ficando com o seu espaço reduzido, esquecido e ignorado em suas experiências. A Casa Convívio quer contribuir para o resgate da dignidade desse idoso.



PARA QUÊ?
Desenvolver ações de promoção e cuidado ao idoso no sentido de sua melhor qualidade de vida e de sua felicidade.
Oportunizar ao idoso espaço e tempo para sua plena manifestação como forma de enriquecimento humano e sinal de vida sadia.
Oferecer ao idoso um ambiente familiar onde a atenção, o ouvir, o acolher, o valorizar sejam sinais do respeito que merece e da qualidade de vida a que tem direito.
Portanto, seu objetivo principal é criar espaços e tempos de convivência, inclusão e cidadania para idosos, fundamentado numa Cultura do Encontro que favoreça a integração de todos na sociedade.


COM QUEM?
Membros da Fraternidade Anawin, voluntários, sócios benfeitores, parceiros, amigos.
Sua equipe de voluntários, em diferentes áreas do conhecimento, assume todas as atividades desenvolvidas diretamente com os convivas.
Dispomos de um quadro de funcionários para os serviços básicos de cozinha, serviços gerais manutenção, e também cuidadores de idosos e educadores sociais.
A Casa Convívio, por não ser uma casa de longa permanência, não oferece assistência médica e/ou ambulatorial no local.

METODOLOGIA
A Casa Convívio tem sua filosofia pautada no carisma de São Francisco de Assis. Define, portanto, a sua metodologia de trabalho através dos princípios e dos valores cristãos.
Todas as atividades propostas e realizadas na casa estão voltadas para a construção da convivência. Com esta ferramenta de trabalho, as oficinas e atividades se desenvolvem criando momentos privilegiados de ensino-aprendizagem, de atualização de conhecimento, integração social, lazer, cultura, movimento e, sobretudo, crescimento da autoestima.